Translate

Quer estudar na França? Tire Suas Dúvidas!

Olá gente!

Então, como eu tive muita dificuldade no começo de encontrar informações sobre Lyon, ou morar e estudar na França, resolvi fazer meu próprio blog e assim, com ele, ajudar todas aquelas pessoas que desejam fazer o mesmo!!


Podem fazer perguntas que terei o prazer de respondê-las!!

26 comentários:

  1. Tenho muitas dúvidas!!!!!!
    1- a tradução juramentada tem que ser na hora de preencher os formulários do campus france ou quando enviamos a documentação pelo correio?
    2- para Master 1, como é um projeto? é o mesmo daqui?
    3- quando nos candidatamos a bolsa?
    obs: pretendo estudar em Lyon tbm!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais!!! tudo bem? É comum tantas dúvidas...eu tb tive muitas dificuldades em descobrir as coisas!

      Então respondendo tuas perguntas:

      1) Tudo começa depois de vc criar um nº de dossiê nesse site (campusfrance), daí vc vai ter acesso a uma caixa de entrada como se fosse um email, onde terão as seguintes etapas, que vc vai seguir passo a passo:
      informações pessoais, (preencherá teus dados endereço país formação etc) formulário campusfrance,(preencherá tua formação academica, linguas estudadas, e tuas motivações (essa parte tem que ser preenchida de preferência em francês, mas acho que pd ser em ingles tb) vc coloca uma foto tua e põe no 1º campo teu curriculo, no 2º campo teu projeto de estudos e pesquisas, o que tu vai estudar, francês? Mestrado, Licenciatura au pair (jeune fille) teu objetivo na França etc, depois tuas motivações, nesse campo vc aproveita pra dizer o que te levou a querer estudar na França, aí vc elogia eles, o país, o sistema educacional dá uma puxada de saco e tals, rsrsrsrs! e por último, 3ª etapa os documentos a fornecer que pode ser tudo em português manda pelos correios(e cópias, please, não vai mandar teus originais não) e por último: minhas candidaturas. O campo de "As minhas candidaturas" no meu caso, como vou primeiro estudar francês uns meses, eles do campusfrance que preencheram, após a escola em Lyon ter me aceitado. Se vc for fazer direto a Universidade lá, ela que preenche e o campusfrance só homologa.

      Então vc só vai precisar das traduções quando for enviar a documentação pra instituição de ensino que tu pretendes estudar, porque eles tem que te aceitar primeiro!! Antes de fazer as etapas do campusfrance, vc pode já ir começando pra agilizar as etapas, mas lá na metade, tem q já ter sido aceita! E cada uma universidade, escola tem um jeito de pedir teus docs, tu tem que pesquisar na net como a tua universidade pedirá teus documentos (dossiê) ah, acostuma com essa palavra que eles adoooram!! kkkk!

      No mais te digo que o principal, é certidão de nasc. diploma faculdade, pós (se tiver) grade curricular de notas do ensino médio, e superior. O tradutor tem que ser juramentado. Não pode ser tradução simples.

      2)Na França os projetos (as metodologias de trab. científico deles) são super diferentes daqui, eu não sei te dizer ao certo pq ainda não to fazendo, mas se vc for fazer um master mesmo, vc tem que ver se vai fazer o M1 ou M2 pois o master lá é M1+M2= 2 anos, mas vc pd escolher em qual quer entrar, é mt mais fácil vc entrar no 1 sendo estrangeira, e o projeto, pelo que eu sei, ele deve ser apresentado no fim do curso. E tem que apresentar um no M1 e outro no M2!!

      3)As bolsas sempre aparecem pelos sites deve-se ficar atenta aos prazos, as mais comuns pra brasileiros é erasmusmundo, e bolsaeiffel,capes brafitec e capes brafagri (que por sinal estão abertas) são muitas mas é as que lembro, e tem um site que sempre fica dando informações sobre bolsas: www.comunidadefb.com.br


      Que bom que pretende estudar em Lyon, qual sua formação? Estou chegando lá daqui uns dias! Podemos sair lá pra tomar um bom café, ou almoçar em um bouchon!! Ta convidada! Vc já fala alguma coisa de francês?
      Bem espero ter ajudado em alguma coisa, o blog é novo e um dos objetivos dele é ajudar as pessoas também!Estou sempre aqui pra tirar suas dúvidas qdo quiser! OK? É bem chatinho o começo de tudo Thais, mas vale super a pena, pode apostar! Estou super feliz!

      Um grande beijo!
      On ce voit!!

      Excluir
  2. Olá Suélen!!! Muito obrigada mesmo pelas dicas...estava meio perdida!kkkk...bom já to com toda documentação em mãos (falta a juramentada, só), só falta escrever a motivação e o projeto que quero dar continuidade no mestrado...
    estudarei cinema, mais precisamente cinema francês (será que fica mais fácil?)
    o curso de cinema é na Lyon II, creio que a mesma que a sua...claro que topo um café! gente, sentirei mta saudade e falar o bom português com alguém!
    estou no Intermediário do francês e pegarei aulas particulares (quero chegar chique lá!)

    Um abração!!!! Merci beaucoup

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh! com certeza você é chique menina!!!KKKKK! Que legal vamos nos encontrar então lá pelos corredores pra por a conversa verde e amarela em dia!

      Excluir
    2. Posso fazer só mais uma perguntinha? na verdade duas:
      1- é dificil encontrar moradia? vc tá aí por bolsa? se sim, é complicado?
      Quando começo a pensar nisso, dá um desânimo, acho que não vou conseguir e tal, mas se eu não tentar como saber né?

      Espero que dê tudo certo e se der tomamos um mega café em Lyon!

      Obs: desculpa pela montanha de perguntas...kkkkkkk

      Excluir
    3. Ownn!!! (^;^) que é isso! Pode fazer qtas perguntas quiser...No passado outros me responderam mtas perguntas tb!
      Alors...Pra mim não foi difícil encontrar moradia pq primeiro vou estudar uns meses na alliance Fraçaise e eles conseguem a moradia pra vc, tem algumas opções como, casa de familia, studio (apto particular), e residência universitária do CROUS (residencias administradas pelo governo francês)vc que escolhe e dentro das tuas limitações financeiras...eu escolhi residencia universitária, pq gosto de conhecer gente nova e sou mt independente, e tb (por ser mais barata),mas no meu caso que tenho visto de "long séjour" vou ter o benefício da ajuda CAF (ajuda habitação) é qdo o governo francês ajuda vc a pagar teu aluguel em alguns casos pd chegar até 50% o valor da ajuda. Eu ainda não sei qto vou receber pq só vão abater do aluguel dp de uns 2 meses eu ja estando lá. Mas o unico problema é que as residencias estudantis são mt procuradas, e as vezes vc pd ficar com um quarto sem banheiro privativo (tendo que usar o wc coletivo. Mas mesmo nesses casos não é um bicho de 7 cabeças, as residencias são bem organizadas e limpas. E em cada andar tem uma cozinha coletiva para os estudantes, que são do mundo inteiro!!). Outra coisa interessante é que onde vou morar Residencia Andre Allix tem um restaurante universitário onde a comida é boa por um preço bem acessível.
      Mas as universidades tb são conveniadas com as residencias estudantis e todo estudante estrangeiro tem direito de pleitear uma vaga, pd ficar tranquila que vc consegue!Mas se vc for chique no último, pode alugar um T1- studio como eles dizem, bem mais moderninho mobiliado com fogão, etc o problema é que eles pedem um "garant" (fiador) e tem que ser francês!! Aí a gente pena, pq não conseguimos um assim tão fácil! Nesse caso de vc não ter um fiador frances eles te pedem 3 meses de aluguel antecipado como garantia! Aff!
      Qdo acabar meu curso na AF eu tenho que liberar o apto da residencia e daí eu vou ver pra onde vou, também temos a opção de morar nos "colocations" que são as nossas conhecidas "repúblicas" de estudantes, com até 5 moradores depende do tamanho do apto, onde o aluguel é "rachado" em partes iguais. É o mais comum na França, é o modo de viver dos jovens!
      Eu não tenho bolsa de estudos não, eu tentei me candidatar, mas achei tudo mt complicado preencher aqueles formulários intermináveis, acabei desistindo, mas por enquanto, pois depois que eu estiver já na França vou pleitear lá. Pq aqui no Brasil é dose!!Tem que ter mt paciência! E tempo hábil, que no meu caso não tive!
      Te aconselho a tentar sim. É só ficar esperta com os prazos e ter paciência.

      Tenha fé que tudo vai dar certo! Você vai conseguir!

      On ce voit!!
      Bises!

      Excluir
  3. Olá, também irei me candidatar para Lyon 2 ano que vem. E estou adorando o seu blog e sua ajuda sobre candidatura, CAF, moradia, etc.
    Posso tirar dúvidas também? Ehehehe
    Como e quanto o consulado pede que o estudante tenha para estudar na França sem bolsa?
    Qual o nível de Francês exigido para M1 em Lyon 2?
    E quanto tempo você pôde viajar antes de começar as aulas , para estudar Francês na AF?

    Muitooooo obrigada!! Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salut! Esmeralda!
      que legal!Então virá à Lyon também? Claro que pode tirar dúvidas! Um dos motivos do blog também é esse! Então, o consulado pede que teu responsável financeiro se comprometa a enviar pelo menos, no mínimo um valor de 600 euros por mês! Mas se você não tiver um responsável financeiro vc tem que comprovar de outra maneira que tem recursos pra permanecer esse período aqui estudando!
      Quanto ao nível de francês exigido, normalmente cada universidade que decide o nível que vai pedir do aluno, é feita uma entrevista oral, e escrita pra você ser aceito. Só pra comprovar se voce dará conta de acompanhar a aula. Eu acredito que o nível exigido pra Lyon seja o intermediário avançado. Eu qdo fiz o nivelamento na AF fiquei na última turma do A2, A2N3 ou seja o último livro antes de ir pro intermediário. Te explicando melhor:

      Os teste de proficiencia são aplicados com base no Cadre Européen de Référence, que divide o conhecimento da língua em três categorias A, B, C:

      A1 Falante iniciante

      A2 Falante de nível básico

      B1 Falante intermediário

      B2 Usuário independente

      C1 Falante com domínio do idioma

      C2 Falante com domínio pleno do idioma

      Os principais testes são:

      1. TCF – Teste de Conhecimento do Francês

      Exigido pelas universidades francesas para graduação (L3) e pós-graduação na França.


      2. TCF-DAP (TCF para a Demande d’Admission Préalable)

      O TCF-DAP é um teste específico para graduação, mais especificamente para a solicitação de admissão prévia em primeiro ou segundo ano de uma universidade ou em qualquer nível em uma escola de arquitetura.

      3. O TEF (Teste de Avaliação do Francês)

      O TEF, administrado pela Câmara de Comércio e de Indústria de Paris (CCIP), mede de maneira precisa as competências e o nível de francês geral dos candidatos, situando-os em uma escala de níveis também indexada pelo patamar europeu comum de referência.

      4. DELF (Diploma de Estudos de Língua Francesa) e DALF (Diploma Aprofundado de Língua Francesa)

      O DELF e o DALF são diplomas oficiais emitidos pelo Ministério francês da Educação para comprovar a proficiência em francês dos candidatos estrangeiros. Diferentemente dos testes de língua, os diplomas DELF e DALF são válidos por toda a vida.

      Eles são compostos por 6 diplomas independentes, que correspondem aos seis níveis do CECR: DELF A1, A2, B1, B2 e DALF C1 e C2. Cada diploma é constituído por provas que avaliam as 4 competências: compreensão e expressão orais, compreensão e expressão escritas

      Obs. Os titulares do DELF B2 ou do DALF (C1 ou C2) são dispensados de qualquer outro teste lingüístico para o ingresso em uma universidade francesa. IMPORTANTE!!

      A lyon 2 exige pelo menos o intermediário do TCF, DELF OU DALF.

      Você pode viajar pra estudar francês quantos meses antes você quiser, desde de que tenha o visto praquele período. Por exemmplo, eu vou fazer AF e depois no Cief (Lyon 2) Já estou matriculada, e por isso consegui o visto de long séjour! Só depois vou fazer mestrado, e então renovarei o visto aqui mesmo. Sem precisar voltar no Brasil só pra ir no consulado. Pois se vc tira o visto de seis meses é obrigada a voltar no Brasil só pra renovar.

      Espero ter conseguido te ajudar!

      Beijus e seja sempre bem vinda ao meu blog!!

      Excluir
  4. Suelen, ajudou muito. Obrigada!! Talvez eu vá sim para Lyon se a Universidade deixar! Ehehehe :D

    Olha,, você fez a inscrição na AF e no Cief pela internet? O Cief é pago também, mesmo o estrangeiro tendo sido aceito para estudar lá em Lyon 2?

    Um abraço e desejo boas experiências aí nesse País maravilhoso.
    Fica com Deus!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Esmeralda!! Sim fiz as inscrições todas pela internet! Sim o curso é todo pago! Mas no Cief foi o lugar mais em conta que encontrei!! o semestre letivo custa 1.700 euros! A vantagem de já estar na universidade é que não precisa depois, de estar no cief e ter terminado o curso, de fazer o exame de proficiencia deles (teste) pra entrar no curso pra comprovar que já sabe a língua!
      Obrigada pelos votos de sucesso e seja sempre bem vinda!!

      Excluir
  5. Ah, mas você não precisou fazer o teste de proficiencia antes de ser aprovada?

    ResponderExcluir
  6. Pro curso de francês não...não precisa de teste, eu só vou me inscrever pro curso de mestrado quando abrirem as inscrições provavelmente entre os meses de janeiro e abril do ano que vem! E só então se eu não tivesse estudado no cief eles iam querer que eu fizesse o teste de proficiencia da lingua! É isso! Eu vim toda preparada pra aprender o francês primeiro e só depois me aventurar em uma Universidade pra valer entendeu? Porque não me achava capaz ainda de acompanhar uma aula!Beijuuuuus!!

    ResponderExcluir
  7. Suelen, agora foi que eu entendi!! Pensei que você já tinha sido aprovada na Universidade. Estarei torcendo por isso.
    Meu esposo irá se candidatar assim, primeiro no curso de Francês no CIEF e após isso no início do ano que virá, para uma Universidade. :)
    Muito bom saber que você está fazendo isso. Você tem post sobre isso?

    Obrigadaaaa. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Suelen, se não for pedir demais,posso fazer mais uma perguntinha?
    Estava dando uma olhada no link do CIEF que você pôs aqui e percebi que os cursos são só de 3 meses, não pode se cadastrar em um que tenha mais meses para pegar o visto de no mínimo 6 meses e poder renovar na própria França?
    Obrigada!! Não consigo nem expressar o quanto está me ajudando ter te conhecido!!

    ResponderExcluir
  9. Bom...No Cief da Lyon 2, existem os cursos de 3 meses,outros com periodo menor se não me engano, e de um semestre (esses de um semestre são os mais procurados, uma loucura menina!!), mas tem que ficar atenta aos prazos, porque ele acontece só 2 vezes: uma de agosto à inicio de dezembro e a outra de janeiro a maio (o meu é esse segundo) são chamados semestrais porque eles acompanham o semestre letivo mesmo, que aqui, só começa em setembro (o ano academico aqui é contado 2012/2013). E eles chamam de rentrèe.
    Mas voltando ao visto: Se vc for ficar aqui até 6 meses como estudante (lá na embaixada vão te dar um visto de 6 meses) e se vc quiser ficar na França após esses 6 meses pra emendar um mestrado ou o que quer que seja relacionado a estudos, vc terá que voltar ao Brasil fazer uma nova solicitação de visto...Mas se vc tirar o visto de long séjour (se for ficar mais de 6 meses)vc pode na França mesmo só renová-lo na prefeitura sem precisar retornar ao Brasil. Mas pra tirar o visto de long séjour vc tem que apresentar na Embaixada suas matrículas e cartas de aceitação direitinho com o tempo de estudo e no mínimo 20 horas de aula semanais se for vir pra estudar francês, eles liberam o tempo do visto de acordo com o tempo de suas inscrições/matrículas. Resumindo: visto de 6 meses - não pode renovar na França - Tem que voltar pro Brasil.
    Visto de Long séjour=mais de 6 meses:Pode renovar na França. Bom é isso!
    Ownn!! Obrigada pela consideração! Fico feliz de poder ajudar alguém!!Seja sempre bem vinda!

    A bientôt!

    ResponderExcluir
  10. Suelen, você não só está ajudando as nossas pesquisas, mas tirando todas as dúvidas que são difícil em ter em um lugar só. Estamos super agradecidos!!
    No momento, ainda estamos pesquisando locais para ele estudar francês e preferencialmente nas universidades que irei me candidatar.
    Só que o curso de francês precisa ser mais de 6 meses para não ter que voltar para o BRA e lá mesmo renovar. Os preços são bem altos, né? Nossa! Você se candidatou na AF e depois no CIEF e pode levar os 2 comprovantes de inscrição?Estamos procurando um local que tenha 1 ano de inscrição e seja mais em conta do que a AF. Não só em Lyon.

    Beijos e obrigada!! Estamos também acompanhando seus posts na nova moradia francesa :) Fomos visitar e querendo voltar o mais rápido possível para a França !!

    ResponderExcluir
  11. Olá Suelen, estou com uma dúvida quanto ao visto de long séjour. Você saberia me dizer se só com a pré-inscrição no curso de Francês o visto é concedido ou tenho que já pagar uma parte do curso além da taxa de pré-inscrição?
    E a questão do hebergement, preciso comprovar que tenho lugar para ficar por 90 dias, é isso ou pode ser menos?

    Muito obrigada pela ajuda!

    Marina (mama_lima8@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  12. Olá Marina! Só com os comprovantes de pagamento das pré inscrições você pode sim pegar seu visto! Você paga a taxa de pre inscrição e depois disso a escola te envia um certificado de que você está pre inscrita, esse documento que vc leva pro consulado! Eu só paguei os cursos depois de estar aqui na França! E sim você pode comprovar menos de 90 dias de moradia sem problemas, eles só querem saber se você não vai ficar na rua e tals...

    Seja sempre bem vinda!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Oi Suelen, estou querendo seguir as suas dicas e conseguir um visto de longa duração me matriculando em dois cursos de 6 meses. (CIEF incluso). Então, como você conseguiu obter o resultado de aprovação ANTES de 6 meses no CIEF? Esse é o meu maior problema, já que os prazos pra inscrição e resultados geralmente só saem pouco antes de iniciar o semestre.
    Muito obrigado pelas dicas.

    ResponderExcluir
  14. Olá Ricardo! Então eu não entendi mt bem sua pergunta mas vamos lá...Eu fiz minha pré inscrição no CIEF e eles me enviaram depois uma carta de inscrição atestando quantos meses eu iria fazer o curso de francês, através dessas atestações de pré-inscrição que consegui o visto lá na embaixada. Voce fala como se fosse preciso fazer alguma prova eu não entendi essa parte não!! kkkkkk!
    Beijus seja sempre bem vindo!!

    ResponderExcluir
  15. Olá Suelen! Obrigado pela resposta! Vou reformular a pergunta: como você conseguiu se matricular em dois cursos com 6 meses de diferença? Você calculou quando iria acabar um dos cursos e botou o outro logo em seguida? Porque soube que pra conseguir o visto não pode ficar sem estudar mais do que 15 dias, não é? Obrigado :)

    ResponderExcluir
  16. Ola Suellen, sou Cici e ja estou morando aqui na França, na Alsacia e trabalando como au pair. Estou muito interessada em prolongar meu visto e tentar um mestrado por aqui. Mas estou realmente perdida e com muitas duvidas de como é esse processo e se ha, realmente essa possibilidade, ja que tenho , portanto o visto de long sejour! Você sabe alguma sobre esse processo e que posso me ajudar de qualquer forma?

    Obrigada e parabens pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou Cici!! Bom, se você já tem o visto de long séjour tudo fica mais fácil! Veja qual a data de validade dele, e veja quais as universidades vc pretende estudar por aí, se candidate o mais rápido possível, -se não me engano - as candidaturas começam agora em janeiro! O Visto vc tem que ver o seu, é de estudante? Se for vc precisa ir pelo menos com 2 meses de antecedencia na prefeitura renová-lo já com a carta de inscrição em alguma instituição de ensino (nem que seja num curso de frances por exemplo) só assim eles renovam. No mais se vc já estiver sido aceita na universidade vc apresenta a pré-inscrição no ato da renovação!

      Não sei se pude te ajudar muito, mas pra começar é isso!

      Um grande abraço e seja sempre bem vinda!

      Excluir
  17. Oi,Suelen!Já fuxiquei todo os eu blog atrás de informações mas ainda restam váarias dúvidas(rs).Posso perguntar? Então lá vai..
    Já fomos à França algumas vezes(sempre a passeio) e desde o início do ano passado temos pensado e nos organizado para passarmos um tempo maior estudando por aí.
    Vi que vc se matriculou 1o na Aliança e depois no CIEF. É possível fazer a matrícula direto no CIEF? Qual a duração dos cursos?
    Em caso negativo, a matrícula na Aliança também é feita após abrir a conta no campus France?
    Quando abrir a conta no campus France já tenho que ter uma universidade em mente ou eles é que nos encaminham de acordo com a nossa formação?
    A primeira ideia é passar de 6 meses a 1 ano estudando francês e depois aplicar para um Master já aí, é possível?
    Minha formação é em Comunicação social com pós na área de Educação e a do meu marido TI
    Em outubro estaremos por aí a passeio e penso em passar uns dias em lyon para "reconhecimento"..rs..queremos pegar contatos de algumas imobiliárias,indicações de lugares para morar..se vc tiver alguma indicação de onde podemos ver imóveis pela internet,ótimo!
    Quem sabe não nos encontramos para um café? bjs e desculpe o aborrecimento.
    Cláudia
    farofabrazil.wordpress.com

    ResponderExcluir
  18. Olá, será que você pode me escrever? Estou indo para Lyon em agosto e preciso tirar algumas dúvidas! Meu contato é: clarissaloyola@hotmail.com

    agradeceria bastante!

    au revoir,
    ;)

    ResponderExcluir
  19. Oi Suelen, tudo bom? Gostaria de saber como é a nightlife de lyon. Ouvi dizer que era uma cidade muito calma e pelo seu post da residencia, percebi que os estudantes são calmos. Fiquei com medo de ser uma cidade monótona, por que queria algo mais agitado. Os estudantes custumam sair juntos ou fazerem festas? Obrigada!

    ResponderExcluir

Poste um comentário!